terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

De Jaciara à Tóquio. O Grêmio é a referência.


Nesta quarta o Grêmio inicia a caminhada rumo ao Penta da Copa do Brasil contra um adversário-filho do Mato Grosso. O Jaciara é um clube fundado por gaúchos, onde quem manda são os gremistas. Por isso o time recebeu as cores e o símbolo do imortal. Nada de novo nisto. Temos vários Flamengos e Cruzeiros uns Palmeiras, outros Corinthians e muitos etceteras de genéricos dos grandes clubes espalhados pelo país. Todos com histórias e justificativas parecidas, fundados em épocas gloriosas dos clubes de referência, adotando suas cores, símbolos ou nome.

Comum no território nacional. Já quando se fala em clube brasileiro sendo referência mundial, esse clube é o Grêmio. Reconhecimento internacional por uma história de façanhas e títulos (duas coisas diferentes), o posto de número 1 do Brasil e uma camisa tricolor de tradição, com cores e desenho únicos servem de explicação para esta inspiração sem fronteiras. Vamos aos nossos mais ilustres afilhados internacionais:

Kawasaki Frontale – O Clube da primeira divisão do Japão utiliza o azul, preto e branco desde a sua fundação em 1995, foi a segunda disputa do Mundial pelo Grêmio que inspirou o tricolor da região metropolitana de Tóquio a adotar os uniformes principais e reservas iguais aos do Imortal. Até mesmo o símbolo do clube era igual. No final dos anos 90, um novo layout foi criado para a camisa do time, mantendo-se as cores.

Clube Almagro – Um dos mais populares da Argentina, fundado em 1911 no bairro de mesmo nome na capital portenha se considera irmão do Grêmio. Começou-se aí um intercâmbio que partiu das arquibancadas (onde as camisetas e barretes do tricolor gaúcho são comuns no estádio do Almagro e vice-versa) e passou para as diretorias, até que no ano passado o Grêmio recebeu a visita dos dirigentes argentinos, que entregaram uma placa e uma camiseta do tricolor de Buenos Aires.

Grêmio Porto Riesbach – O clube amador da Suíça tem uma parte de seu site em português dedicada exclusivamente a explicar a origem de sua inspiração no Grêmio, que ocorreu durante a conquista do torneio de juniores FIFA/Blue Stars Youth Cup, em 2001 pelo tricolor em Zurique. O fundador Manuel Rieder, também organizador da competição e seus amigos ficaram “fascinados” pelo Grêmio e desde então são gremistas “de paixão”.

A inspiração não pára por aí. Continua no Japão com o tal Primeiro Fukushima, segue para os Estados Unidos e se espalha pelo Brasil de Jaciara a Montes Claros. Uma espécie de imperialismo pela bola, conseqüência natural de uma tradição conquistada de forma honrosa e sem subterfúgios apelativos.

por Cristian Bonatto

2 comentários:

Anônimo disse...

Canto pro meu Tricolooooooorr

Unknown disse...

mas que tremendo mau gosto desses gringos...por isso que nenhum desses times é respeitado em parte alguma do mundo